domingo, 22 de maio de 2011

Abril Despedaçado.

Filme do diretor Walter Salles lançado no fim de 2000 nas salas de cinema norte americanas e inicio de 2001 aqui no Brasil, é a historia fictícia de uma interminável briga entre duas famílias do interior do nordeste do brasileiro no ano de 1910. Na historia Tonho (Interpretado por Rodrigo Santoro) tem a missão de matar um membro da família rival da sua, na vingança de seu irmão que morreu a pouco  tempo, mas Tonho sabe que depois que ele fizer o que tem de ser feito será a vez de um membro da família inimiga mata-lo. Perdido por estar no meio de uma briga que não tem fim nem sentido algum, e que acabará em sua morte "consciente" vê seu mundo mudar quando conhece um casal de artistas circencis que lhe trazem a esperança de um outro destino que não seja sua morte prematura.
Fora Tonho, um outro personagem que me chamou muita atenção foi o irmão mais novo de Tonho, Pacu (Davi Ramos Lacerda) é um garoto cheio de  imaginação (Como qualquer outro garoto.) e encantado por livros e suas gravuras, mas esbarra todo seu encanto na ignorância generaliza das pessoas a seu redor que assim como ele são analfabetos. Esse personagem que pode parecer despensavél num primeiro olhar é um elemento muito importante para que o diretor alcance seu grande objetivo que o de trazer uma beleza poética à uma tragédia tam triste.
Muito destaque, para a fotografia do filme. Altissima qualidade. É o tipo de fotografia extremamente expressiva que faz toda a diferença na mensagem que esta sendo passada. O azul vivo do céu sem nuvens e  noite sertanense dominado pela escuridão sombria, a cor alaranjada da terra e o amarelo das plantações é fascinante.

Um belíssimo filme brasileiro, que merecia muito mais destaque, principalmente por ter uma qualidade tão alta em genero que a produção cinematografica do Brasil deixa tanto a desejar que é o drama.

                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário